quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Quem Avalia os Avaliadores?






Os Professores são os sofistas do nosso tempo, porque a sofistica da avaliação que fazem aos alunos resolve sumariamente as questões dos critérios e da legitimidade dos avaliadores, ou seja, eles são única e exclusivamente a medida de todas as coisas e não admitem opiniões contrárias. E evitam acima de tudo que se coloque a pergunta: quem avalia os avaliadores?

4 comentários:

Alexandre Poço disse...

Uma vida à avaliar, agora que também vão ser, até se pelam...Vira-se o feitiço contra o feiticeiro...Será que também se vão encobrir ou esconder atrás de um "escudo" uns aos outros como alguns já fizeram no passado?!

Cumprimentos

José Ferrão disse...

e obrigam acima de tudo, a que se coloque a pergunta: "quem ensina os alunos?"

Alexandre Poço disse...

Soube hoje de um acontecimento que só vem a dar razão àqueles que querem a avaliação dos profesores...Decrorria a elaboração de um teste de avaliação quando um aluno levanta a voz, aponta o dedo e diz, "Professora não vou fazer o teste"...A criatura expantada por aquele tom desobediente exclamou "Então porque?!", ao que o aluno devolveu num tom emocionado "A minha versão do teste é muito mais dificil que a que alguns dos meus colegas têm"...A professora para se tentar defender disse "Como é que sabe?!", e ele num tom ainda mais exaltado, tragou "Reparei no teste do meu colega do lado e após ter lido algumas partes, conclui que o meu é muito mais dificil"...Exigindo assim a troca de versão do teste, senão, não faria a versão que possuía.
A corrupta docente exclamou "Como você é um aluno que não me dá trabalho e que não se porta mal, vou trocar lhe a versão"...A bomba rebentou!!!! Outros alunos presentes na mesma sala passaram-se, dizendo logo, com tons sarcásticos e irónicos, "Mas o que é isto? Uns são filhos e outros enteados é?! Que escândalo! Se fosse o aluno X ou aluno Y, não fazia o mesmo"...A professora estrabuchou um pouco e referindo-se à sua suposta autoridade, conseguiu controlar o auditório em polvorosa. Urge agora perguntar, serão alguns alunos mais especiais em relação a outros?! Será legítimo um professor ter tal atitude...Na minha opinião, os alunos que possuíam a mesma versão que a do aluno em revolta, deveriam ter-se imediatamente levantado, e dito "Se é para mudar, então muda-se a todos", e caso tal pedido fosse recusado, fazer uma greve ao teste, pois a medida tomada pelo docente é não só injusta, como corupta e subjectiva...Além de considerar que a professora deveria ter punido o aluno que exigia a troca da versão do teste, pois "supostamente" não se deve olhar para o teste dos outros...
Fiquei então a pensar, "Porque é que naquela sala, naquele preciso momento, não se encontrava um professor avaliador a assistir à aula..." Que nota teria o professor?

Cumprimentos

MassaMansa disse...

Caro AP

Se a aula tivesse um assistente a vossa professora tinha-vos distribuído rebuçados e usado meios audiovisuais! A aula teria demorado um mês a ser preparada. A observação, se existir, deverá ser sem aviso prévio e feita por uma entidade externa.