
Na semana passada comprei um produto, numa loja, que custou 1,58€. Dei à balconista 2,00€ e mais 8 cêntimos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou no dinheiro e ficou a olhar para a máquina registadora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente procurava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou a contar isto?
Porque dei conta da evolução do ensino da matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino da matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda, ou seja 80$00.
Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é 80$00.
Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é 80$00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
(a) 20$00
(b) 40$00
(c) 60$00
(d) 80$00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é € 80,00. O lucro é, portanto, de € 20,00.
Está certo?
(a) Sim
(b) Não
6. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00. O custo de produção é € 80,00. Qual é o lucro?
Se souber ler coloque um X na primeira opção que é a correcta (€ 20,00).
(a) €20,00
(b) €40,00
(c) €60,00
(d) €80,00
7. Ensino de matemática em 2009:
O pai do aluno chega junto do professor e diz-lhe:
- O meu filho quer passar com 20 valores, caso contrário FF *
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