terça-feira, 24 de março de 2009




Na semana passada comprei um produto, numa loja, que custou 1,58€. Dei à balconista 2,00€ e mais 8 cêntimos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou no dinheiro e ficou a olhar para a máquina registadora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente procurava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou a contar isto?
Porque
dei conta da evolução do ensino da matemática desde 1950, que foi assim:

1.
Ensino da matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda, ou seja 80$00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é 80$00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é 80$00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
(a) 20$00

(b) 40$00

(c) 60$00

(d) 80$00


5. Ensino de matemática em 2000:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é 80,00. O lucro é, portanto, de 20,00.
Está certo?
(a) Sim

(b) Não

6. Ensino de matemática em 2008:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00. O custo de produção é € 80,00. Qual é o lucro?
Se souber ler coloque um X na primeira opção que é a correcta (€ 20,00).
(a) €20,00

(b) €40,00

(c) €60,00

(d) €80,00

7. Ensino de matemática em 2009:
O pai do aluno chega junto do professor e diz-lhe:

- O meu filho quer passar com 20 valores, caso contrário FF *

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