sexta-feira, 11 de abril de 2008

Sacudir a água do Capote

Na Escola Secundária Luís de Freitas Branco em Paço de Arcos, o Conselho Executivo resolveu, de uma maneira muito clássica, um problema relacionado com um vídeo exibido no YouTube. Soube da existência da filmagem quando um Encarregado de Educação confrontou a Directora de Turma com a dita filmagem que estava a ser exibida ilegalmente pelo jornal "Expresso". Com ela provava a impossibilidade do seu filho ter sucesso na disciplina, visto as aulas decorrerem no meio dum caos impróprio para aprendizagens. À primeira vista parece-nos uma cena de um vulgar intervalo. No entanto, acabamos por nos aperceber que está lá uma professora. Quando o Conselho Executivo toma conhecimento das filmagens põe em marcha o plano habitual para situações embaraçosas. A presidente entra de rompante numa aula e responsabiliza de imediato toda a turma de pôr o "bom nome" da Escola em causa. Da questão levantada pelo Encarregado de Educação nem um "piu". A professora de Inglês segue a mesma estratégia, declarando-se "muito ofendida". Iniciam um processo de averiguações "sumário", baseado numa prova que em tribunal seria sempre ilícita e como tal inválida, e também fazendo uso da delação (que tão criticada foi no Caso Charrua), e condenam a autora da filmagem a 3 dias de suspensão, mais 3 dias de trabalho comunitário. Quando ao trabalho da professora que a peça revela e que foi a causa da queixa do E.E. nem uma resposta.

2 comentários:

Anónimo disse...

É assim mesmo, camarada! É preciso retirar o tapete aos profes e o apito à bófia! Viva o regabofe! Viva Che Guevara! Viva a revolução! Viva o anarco-sindicalismo! Via Cuba! O Alentejo ainda h´-de ser nosso outra vez!

MassaMansa disse...

A Educação não tem como consequência o Desenvolvimento. Se fosse assim, Cuba seria um dos países mais desenvolvidos do Mundo, por ser um dos mais alfabetizados, e não o campo de concentração que é. A Educação faz é parte do desenvolvimento Económico.